Hoje, ele usa seus talentos consideráveis para melhorar a condição humana por meio da concepção de produtos que melhoram as vidas das pessoas em casa e no trabalho. "Sempre deve haver um benefício humano associado ao que estamos projetando", ele explica. "Trata-se da experiência, da estimulação dos sentidos de uma pessoa de forma positiva ou benéfica."
Embora o trabalho de Weber inclua um amplo espectro de produtos, ele se interessou pelo design de móveis quando se juntou a Bill Stumpf, que trabalhou com a Herman Miller por 30 anos. "O espírito de design de Bill inspiraria todos os meus trabalhos futuros", diz Weber. Um exemplo é a teoria "uni-part" de Stumpf. "Ela diz que todos os componentes de determinado objeto devem ter um propósito funcional e estético", diz Weber. "É um princípio fundamental que empregamos todos os dias."
No estúdio, essa filosofia significa que o design de um objeto, um prédio ou um serviço "é o tecido conjuntivo entre as pessoas e o mundo. A qualidade do design dita a qualidade da experiência do usuário e, portanto, define nossa existência".
Com ênfase nos resultados, um aspecto integral e importante do seu processo de design é a investigação. Por exemplo, ao projetar a cadeira Embody da Herman Miller, Weber e a equipe da Herman Miller passaram quase dois anos conversando com especialistas em vários campos da medicina, de especialistas em condições de extremidades superiores a optometristas e neurologistas. Foi um esforço para compreender o que é necessário "para apoiar um corpo no espaço de forma saudável e, ao mesmo tempo, permitir o movimento", afirma.
"O corpo humano é uma fonte constante de inspiração para mim", ele diz. "As exigências e responsabilidades no local de trabalho podem mudar, mas o elemento humano continua relativamente o mesmo. Meu desafio é 'Como posso produzir algo que vá realmente melhorar essa condição?' Conforto e saúde são como amor e paz: sempre é possível ter mais", ele reflete.
Weber diz que a parte mais gratificante de seu trabalho é ver alguém apreciar o resultado final de seus esforços. "É muito gratificante ver alguém sentado em uma cadeira e apreciando a lógica e o raciocínio por trás disso."
Ele afirma que esta fase de sua carreira é especialmente energizante. "Eu sempre acreditei que um bom design é uma mistura de arte e ciência", diz ele. "O uso dessa combinação de formas positivas na maneira como as pessoas vivem e trabalham é muito emocionante para mim."
Escritório/Estúdio
Studio Weber + Associates, Minneapolis, Minnesota
Prêmios/Reconhecimento
Melhor da NeoCon Prata, Ergonomic Desk/Task Seating, pela Embody, 2009
Melhor da NeoCon Ouro, pela Caper, 1999
Melhor da IIDEX/NeoCon Canada, pela Caper, 1999
Cadeira Embody